//A importância da assistência técnica preventiva nos equipamentos móveis

A importância da assistência técnica preventiva nos equipamentos móveis

É impressionante como nos momentos mais importantes e urgentes, quando precisamos rapidamente de alguma informação ou no meio de um importante trabalho, algum equipamento simplesmente para de funcionar.

Devido a isso, começa a correria para verificar o que ocorreu, a pressão pelas informações sobe, o stress toma conta e busca-se uma solução alternativa para a procura das informações, que por vezes traz algum dado desatualizado ou incorreto.

Todo e qualquer equipamento tem um desgaste natural, e para evitar estes desconfortos é necessário que exista uma política de manutenção preventiva, que irá detectar os possíveis problemas e resolvê-los antes que ocorram.

Neste post vamos apresentar a importância da assistência técnica preventiva nos equipamentos de mobilidade, como os coletores e as impressoras. Continue lendo!

Os coletores de dados

São equipamentos móveis utilizados para a leitura e coleta de informações em ambientes como armazéns, fábricas e depósitos, facilitando muito as contagens de estoque, por exemplo.

Os coletores, em sua maioria, possuem um leitor de código de barras e um teclado alfanumérico, onde o operador pode optar pela leitura ou pela digitação.

Este equipamento é utilizado com muita frequência e nem sempre recebe os cuidados no manuseio que deveria existir.

Portanto, dependendo de como se trabalha com ele, não é difícil ocorrerem desgastes desnecessários das peças em função do mau uso.

Teclados travados, leitores que não captam os códigos impressos nas etiquetas, equipamentos que não ligam, na maioria das vezes problemas que se originam pela falta de cuidado.

As impressoras móveis

Já as impressoras móveis são equipamentos, normalmente, utilizados para a impressão de etiquetas e são muito utilizadas nos depósitos para catalogação dos produtos.

Normalmente são impressoras térmicas e que são deslocadas a diversos pontos de um armazém.

Tal qual ocorre com os coletores, são muito utilizadas e frequentemente trocadas de ambientes, o que colabora para o desgaste natural de suas peças.

Nem sempre estão em ambientes limpos e secos, em alguns casos ficam, inclusive, em ambientes hostis, com grandes mudanças de temperatura.

O que fazer para aumentar a vida útil destes equipamentos?

A melhor forma de evitar problemas é agir antes do problema, portanto, é fundamental que exista uma política de manutenção preventiva nestes equipamentos.

Por estarem operando em ambientes que nem sempre são os mais recomendáveis, os desgastes com peças tendem a ser maiores do que nos ambientes normais, além disso o manuseio de forma abrupta pode danificar componentes.

A falta da manutenção em equipamentos de controle, como os coletores e impressoras, pode ocasionar prejuízos e inclusive paradas nos processos de produção, de recebimento de mercadorias e de expedição.

Portanto, o que parece ser tão básico e de fácil resolução, pode impedir uma indústria de produzir e faturar, gerando grandes transtornos e perdas.

Por isso, é fundamental a definição e aplicação de um plano de assistência técnica preventiva, pois além de evitar possíveis prejuízos conforme apresentado, esta ação aumenta o tempo de vida útil dos equipamentos, postergando investimentos em aquisições.

Conheça os serviços oferecidos por nossa empresa quando o assunto é prevenção e não corra mais riscos!

(Imagens: divulgação)


2018-11-27T08:24:54+00:0016/10/2018|Artigos|