/, Logística/Código de barras: aplicações e usos para além do comércio

Código de barras: aplicações e usos para além do comércio

A automação industrial, como área de aplicação, dispõe de múltiplas opções em sua caixa de ferramentas. Uma das mais utilizadas, devido a sua eficiência indiscutível, são os códigos de barra, cuja múltipla funcionalidade viabiliza muitos processos.

Quer saber mais sobre de que forma o uso do código de barras pode ajudar a sua empresa a estabelecer sistemas de automação? Então vem a com a gente.

Mais do que um serviço de compras

O código de barras é conhecido popularmente pelo seu uso no comércio, estando em quase todos os produtos encontrados em supermercados. O sistema, entretanto, não é exclusividade dessa área de atividade.

Através de uma leitura de código de barras, é possível para os mercados acessarem uma ficha com os dados do produto, entre eles o preço, e acrescentar essa informação automaticamente a uma somatória que resulta no valor final da compra. Simples, rápido, prático.

Essa simplicidade também pode ser levada para a indústria. O código de barras pode facilmente ser incorporado ao dia a dia da planta e ocasionar diversas vantagens de produção relacionadas a uma aceleração do processo e economia de tempo com entrada de dados e confirmação de informação.

Utilidades industriais do código de barras

Para começar, é preciso entender que a implementação de um código de barras não configura, por conta própria, o processo automatização.

Ele representa apenas a parte da entrada de dados, facilitando essa fase e tornando muito mais simples a implementação de outros recursos que, eles sim, automatizam a indústria.

Controlando o estoque

Um dos processos de automação industrial que se beneficia do uso do código de barras é controle de estoque. Na verdade, pensar no controle de estoque automatizado é automaticamente fazer a relação com os códigos de barras e a sua evolução natual, como os códigos 3D e as tags RFID.

Com um registro de tudo que está em reserva e a constante leitura do que entra e sai, é possível saber quais produtos estão em falta no estoque e quais estão sobrando, permitindo um melhor controle deste para os setores de compra e de venda.

Controle de negócios

Para as vendas, o código de barras ainda permite um feedback constante, dentro da planta, do estado em que se encontra um pedido de um cliente. Isso garante ao atendimento a possibilidade de manter sempre informações atualizadas sobre previsão de entrega.

Bem à tempo: código de barras na produção

Os códigos de barra também podem ser usados no acompanhamento da produção, mantendo informações sobre o estado em que se encontra cada produto ao longo da linha. Isso permite até mesmo o uso de estatísticas de desempenho para determinar gargalos de produção que permitirão melhorar o desempenho da fabricação.

O código de barra casa muito bem com o conceito Just in Time, em especial na sua aplicação logística, permitindo às empresas a agilização do processo de entrada e saída do produto que irá invariavelmente resultar numa entrega mais rápida entre cada setor e numa necessidade menor de controle de qualidade posterior, permitindo o “estoque zero”.

Dentro do Just in Time existe a grande necessidade de controlar em tempo real a chegada de matéria prima, pois saber quando chegará a próxima remessa e limpar o estoque antes da chegada desta é essencial para se manter uma operação do tamanho correto.

Dessa forma, as empresas que adotam esse tipo de processo tem preferência por fornecedores capazes de manter a informação sobre as entregas sempre atualizada, o que se torna muito mais fácil através do uso de códigos de barra.

O futuro está nos códigos de barras?

Uma possibilidade é o uso dos códigos de barra para controle no setor de serviço, em especial nas bibliotecas. Ao etiquetar cada um dos livros com um código, torna-se mais fácil computadorizar e controlar a localização, entrada e saída dos livros.

Os códigos de barra podem ir também nas pulseiras de pacientes em hospitais e, em conjunto com tablets e smartphones, substituir o uso de fichas enormes de papel e tornar mais simples o controle da medicação e tratamento.

Com tantas aplicações, é natural imaginar um cenário onde o futuro da produção e dos esforços de vendas estão pautados em grande parte no uso do código de barras.

 Através de soluções e recursos cada vez mais abrangentes, é possível prever um cenário onde a captação de dados de qualquer espécie perpassa, primordialmente, o uso dos mesmos.

Se interessou pela possibilidade de fazer uso do código de barra e gostaria de conhecer o que é necessário para integrá-lo à sua operação? Que tal entrar em contato com nossos profissionais especializados para aprofundar seu conhecimento?

(imagens: divulgação)


2018-10-05T11:52:22+00:0002/05/2018|Industria, Logística|