/, Logística, RFID, Varejo & Atacarejo/Impressoras térmicas para logística e indústrias

Impressoras térmicas para logística e indústrias

Você já percebeu que as impressões dos extratos bancários e do cupom fiscal com a relação das compras dos supermercados são diferentes das impressões habituais?

É que são emitidos por impressoras térmicas.

Essas impressoras também têm grande valia para os processos logísticos e ambientes industriais.

Neste post vamos mostrar mais detalhadamente o que é uma impressora térmica e como ela é uma excelente opção para ambientes industriais e nos depósitos e armazéns. Continue lendo!

O que é impressora térmica?

Diferente das impressoras a laser e a jato de tintas, a impressora térmica não usa cartuchos de tintas para a impressão.

Sua tecnologia está em imprimir o conteúdo por meio do aquecimento em papel térmico, portanto não pode ser utilizado qualquer tipo de papel.

O extrato bancário é um exemplo muito cotidiano desse tipo de impressora, repare como o seu papel é diferente, possuindo uma característica que apaga as letras com o decorrer do tempo.

Outra característica da impressora térmica é que a grande maioria só trabalha, por termo transferência, ou seja, sob a bobina geralmente branca, as imagens e símbolos como a redação impressas.

Algumas impressoras imprimem também em vermelho, mas definitivamente a impressora térmica não é a melhor opção para impressões nas áreas administrativas.

Vantagens da impressora térmica

Dentre as inúmeras vantagens das impressoras térmicas, podemos destacar:

  • Custo operacional, uma vez que não utiliza tinta e nem tonner;
  • Velocidade de impressão;
  • Diminuição do impacto no meio ambiente, pois imprime a base de calor;
  • Fácil manutenção, pois não é danificada por insumos;
  • Durabilidade, se forem atendidas as normas de utilização e sofrerem as manutenções programadas.

Outra grande vantagem é que existem impressoras térmicas de todos os portes, atendendo as mais diversas necessidades, nos mais diversos ambientes.

São impressoras com funções bem específicas e voltadas ao ambiente industrial e de logística, como os depósitos e armazéns.

Utilizadas com muita frequência para a impressão de código de barras e etiquetas RFID.

Impressora industrial, desktop e portátil

As chamadas impressoras industriais são aquelas que resistem em ambientes hostis, com muita poeira e resíduos e que podem ficar nos lugares submetidos a baixas ou altas temperaturas.

São equipamentos destinado a alta performance, com uma capacidade de impressão incrível e resistentes em sua estrutura.

Outra categoria de impressoras térmicas, são as chamadas desktop, que são máquinas menores, utilizadas em baixas demanda de impressões.

Normalmente em função do investimento, que é menor, são direcionadas a setores que não tenham a necessidade de grandes volumes de tarefas.

Também vale destacar as impressoras portáteis que, como diz o próprio nome, são próprias para facilitar a mobilização, tendo a característica de conexão via rede e a não utilização de fios.

Portanto, é importante saber os objetivos, volume de impressão, necessidade de portabilidade ou ainda de resistência em ambientes hostis para adquirir o equipamento que melhor convém a estas necessidades.

O fato é que as impressoras térmicas para a emissão de etiquetas, código de barras e conteúdos específicos são excelentes opções para o ambiente fabril e de logística.

Entre agora mesmo em nosso site e confira todas as opções de impressoras térmicas da RTI Automação!

(Imagens: divulgação)


2018-10-15T11:56:30+00:0009/10/2018|Industria, Logística, RFID, Varejo & Atacarejo|