Você já percebeu que as impressões dos extratos bancários e do cupom fiscal com a relação das compras dos supermercados são diferentes das impressões habituais?
É que são emitidos por impressoras térmicas.
Essas impressoras também têm grande valia para os processos logísticos e ambientes industriais.
Neste post vamos mostrar mais detalhadamente o que é uma impressora térmica e como ela é uma excelente opção para ambientes industriais e nos depósitos e armazéns. Continue lendo!
O que é impressora térmica?
Diferente das impressoras a laser e a jato de tintas, a impressora térmica não usa cartuchos de tintas para a impressão.
Sua tecnologia está em imprimir o conteúdo por meio do aquecimento em papel térmico, portanto não pode ser utilizado qualquer tipo de papel.
O extrato bancário é um exemplo muito cotidiano desse tipo de impressora, repare como o seu papel é diferente, possuindo uma característica que apaga as letras com o decorrer do tempo.
Outra característica da impressora térmica é que a grande maioria só trabalha, por termo transferência, ou seja, sob a bobina geralmente branca, as imagens e símbolos como a redação impressas.
Algumas impressoras imprimem também em vermelho, mas definitivamente a impressora térmica não é a melhor opção para impressões nas áreas administrativas.
Vantagens da impressora térmica
Dentre as inúmeras vantagens das impressoras térmicas, podemos destacar:
- Custo operacional, uma vez que não utiliza tinta e nem tonner;
- Velocidade de impressão;
- Diminuição do impacto no meio ambiente, pois imprime a base de calor;
- Fácil manutenção, pois não é danificada por insumos;
- Durabilidade, se forem atendidas as normas de utilização e sofrerem as manutenções programadas.
Outra grande vantagem é que existem impressoras térmicas de todos os portes, atendendo as mais diversas necessidades, nos mais diversos ambientes.
São impressoras com funções bem específicas e voltadas ao ambiente industrial e de logística, como os depósitos e armazéns.
Utilizadas com muita frequência para a impressão de código de barras e etiquetas RFID.
Impressora industrial, desktop e portátil
As chamadas impressoras industriais são aquelas que resistem em ambientes hostis, com muita poeira e resíduos e que podem ficar nos lugares submetidos a baixas ou altas temperaturas.
São equipamentos destinado a alta performance, com uma capacidade de impressão incrível e resistentes em sua estrutura.
Outra categoria de impressoras térmicas, são as chamadas desktop, que são máquinas menores, utilizadas em baixas demanda de impressões.
Normalmente em função do investimento, que é menor, são direcionadas a setores que não tenham a necessidade de grandes volumes de tarefas.
Também vale destacar as impressoras portáteis que, como diz o próprio nome, são próprias para facilitar a mobilização, tendo a característica de conexão via rede e a não utilização de fios.
Portanto, é importante saber os objetivos, volume de impressão, necessidade de portabilidade ou ainda de resistência em ambientes hostis para adquirir o equipamento que melhor convém a estas necessidades.
O fato é que as impressoras térmicas para a emissão de etiquetas, código de barras e conteúdos específicos são excelentes opções para o ambiente fabril e de logística.
Entre agora mesmo em nosso site e confira todas as opções de impressoras térmicas da RTI Automação!
(Imagens: divulgação)