A área de logística é um dos pontos mais significativos da planilha de custos, e, portanto, demanda uma estratégia aprimorada para o bom planejamento de todo negócio. Sendo responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição de mercadorias envolvendo setores de transportes, produção, vendas e a satisfação do cliente final. Portanto as mais diversas situações envolvidas precisam então ser previstas e solucionadas para evitar transtornos, desgastes e retrabalhos dos agentes da área.

Assim, as boas práticas implementadas atraem o sucesso da operação.

Neste post vamos falar sobre as principais práticas para o bom desempenho das operações logísticas. Continue lendo!

Conferências e checklist na entrada e saída de mercadorias

O propósito na execução das etapas do check list, tanto na entrada e descarregamento das mercadorias quanto na saída, para despacho dos produtos, é fundamental para a minimização de equívocos. O empenho nestas conferências evita o recebimento de artigos indevidos ou com características diferentes da negociação e eliminam erro na remessa das mercadorias aos clientes finais.

Organização do estoque

A boa prática de organização coerente do estoque propicia localizar todas as mercadorias mais facilmente e elimina diretamente desperdícios, avarias e perdas. Para isto é imprescindível que os produtos sejam estocados por categorias e que sejam identificados de maneira automática.

Também é fundamental a realização de inventários periódicos, para a averiguação das condições do estoque, bem como a contagem dos produtos.

Qualidade dos serviços de transporte

Como a responsável pelos serviços de transporte, sejam eles próprios da empresa ou via terceirização, a área logística atua diretamente na verificação da qualidade do transportador e nos prazos de entrega e no atendimento ao cliente final. O monitoramento destes serviços através do o acompanhamento do status do transporte das suas mercadorias resulta em uma certificação de transporte de qualidade com garantia de satisfação do cliente. Mostrando ganhos na redução dos atendimentos recorrentes.

Automatização de Processos

A automatização dos processos é a garantia da veracidade dos dados e das informações, já que permitem a verificação das questões e a tomada de decisões em tempo real, minimizando desgastes.

O uso de RFID, Código de Barras, Leitores, Redes Locais e a Integração com o Sistema de Gestão são ferramentas úteis e valiosas que nos permitem a automatização dos processos.

Monitoramento e melhoria contínua

Todas estas práticas citadas necessitam de monitoramento constante e, mais que isso, precisam de atualizações contínuas, onde surgem novas tecnologias a cada dia e soluções inovadoras completas para a área de logística.

As boas práticas eliminam falhas, diminuem custos e conquistam a satisfação do cliente.

A RTI Automação está pronta para colaborar e apresentar excelentes opções para a melhora do desempenho das operações logísticas de sua empresa , conheça mais acessando nosso site!

(Imagens: divulgação)