Há algumas décadas, era normal comprar algum produto ou serviço e ficar esperando semanas e até meses para recebê-lo.

A demora na entrega fazia parte do processo das compras.

Por isto, o sucesso, na época, dos grandes magazines, com grandes estoques de mercadorias, atendendo a todos os gostos (desde que seu gosto estivesse dentro daquilo que era ofertado) e o cliente levava a mercadoria na hora.

Mas, a tecnologia trouxe muitas mudanças e uma delas é um consumidor mais exigente.

Como estar em todos os lugares, com estoques preparados para atender ao consumidor final?

Nesse post apresentaremos algumas alternativas para a automação dos processos logísticos, leia mais.

As mudanças comportamentais e a tecnologia

O consumidor do século XXI deseja comprar sem sair de casa, ou seja, no conforto do seu lar ele acessa centenas de lojas e se informa sobre os  produtos que deseja, exatamente no modelo que lhe agrada.

Tudo precisa acontecer automaticamente e após o clique final da compra, ele passa a acompanhar o processo de entrega do seu pedido.

A tecnologia adotada no processo de negociação precisa também ser implantada no processo de logística, pois naquele clique inicia-se uma corrida contra o tempo.

A automação dos processos logísticos

Sem a tecnologia seria impossível uma empresa atender aos milhares de pedidos realizados todos os dias, vindos dos mais diferentes cantos do país.

O processo logístico envolve a chegada das mercadorias para a venda, bem como o armazenamento e na sequência a saída para a entrega dos pedidos.

E, existem ferramentas que ajudam de forma eficiente e segura na automação desses processos.

Recursos fundamentais para a automação

Conforme falamos, hoje pode-se contar com o auxílio de ferramentas e recursos que possibilitam agilidade e autonomia nos processos logísticos entre elas citamos:

Leitores (códigos e RF)

É um dispositivo eletrônico que irá fazer a leitura do código de barras, tanto na entrada como na saída dos produtos.

O software do leitor será integrado ao sistema de controle de estoques e faturamento e proporcionará a confiabilidade na separação das mercadorias, bem como as entradas e baixas dos produtos de forma muito mais simples do que as contagens tradicionais.

Portais RFiD

Do inglês “radio frequency identification” ou em tradução livre, identificação por rádio frequência, são cartões ou etiquetas para identificação

A partir da leitura desta identificação, o sistema poderá trazer detalhes da pessoa, da carga, do material ou daquilo que estiver sendo controlado.

Coletores portáteis e veiculares

São equipamentos móveis e que podem ser utilizados em campo, quando da entrega dos pedidos, por exemplo.

Sem dúvida, uma ferramenta de fácil uso que auxilia os entregadores, pois o processo é realizado de forma automática diminuindo significativamente os erros na hora do manuseio.

WMS

É um sistema que realiza o gerenciamento de armazéns e/ou depósitos.

O termo vem do inglês “warehouse management system” e tem por objetivo receber, organizar e localizar o armazenamento das mercadorias.

O sistema ainda facilita as operações e o deslocamento do estoque, bem como controla as saídas dos pedidos, tudo de forma automatizada, com agilidade e segurança.

Gestão da logística

A gestão logística é fundamental para qualquer empresa que se proponha a competir e a vender no mercado consumidor, pois ela vai controlar:

  • As entradas e saídas de mercadorias;
  • O armazenamento;
  • A localização;
  • A separação do pedido;
  • Os níveis de estoque, etc.

Definitivamente as ferramentas de apoio à logística estão longe de serem consideradas um luxo ou um conforto para seus usuários, muito pelo contrário, são indispensáveis no processo do dia a dia.

A integração das informações com todas as outras áreas da empresa, contribuem para:

  • Diminuição dos custos;
  • Tornar ágil os processos de distribuição;
  • Assertividade nas compras e na tomada de decisões.

É impossível imaginar nos dias atuais uma empresa de sucesso não automatizada e preparada para a gestão de seus depósitos.

Com margens reduzidas e com a pressão do mercado consumidor, a gestão logística passa a ser um dos mais importantes fatores para o sucesso da operação.

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(Imagens: divulgação)