A gestão de supermercados perpassa vários processos muitas vezes bastante complicados, especialmente porque os supermercados são grandes negócios, e possuem necessidades de controle tão grandes quanto.

São muitos os processos que ocorrem no dia a dia e que fazem da gestão de supermercados um assunto sério e complexo. É necessário se preocupar com o monitoramento, atendimento, liberação no caixa, formas de pagamento, logística, controle de abastecimento de gôndolas,  e muito mais.

Neste artigo, vamos mostrar como a automação comercial age em conjunto com a gestão de supermercados para criar um sistema mais efetivo e de simples operação, derrotando os maiores vilões do bom gerenciamento: a falta de controle, a lentidão dos processo e a ineficácia.

Podemos começar?

Gestão de supermercados automatizada: por que?

Essa é a pergunta que muitos varejistas fazem quando alguém oferece a automação comercial para o seu negócio: por que eu deveria investir nisso? Qual é o retorno? O quanto meu investimento terá de ROI palpável?

A resposta para essa pergunta, porém, não necessariamente envolve um retorno imediato e que pode ser medido com essa simplicidade. O investimento em automação para a gestão de supermercados possui reverberações no negócio a longo prazo, aumentando o faturamento por agir em pontos específicos que melhoram a eficiência e o ticket médio.

Assim, é difícil dizer o quanto de retorno você terá se investir R$ 50 mil em automação, pois o retorno se mostra gradualmente. O importante é saber que ele vem, e uma vez que você investe, vai se pegar muitas vezes se perguntando como vivia antes, sem os recursos instalados.

Como se dá a gestão de supermercados automatizada?

Conceituando, a gestão de supermercados operando em conjunto com a automação de processos diz respeito à instalação de sistemas, softwares e dispositivos que permitem um maior controle da operação, consulta à dados de forma remota e em tempo real, dinamização e flexibilização de processos, etc.

Neste tópico trazemos uma pequena lista dos serviços mais utilizados na gestão de supermercados para que você possa ver as vantagens você mesmo. Confira:

Automação de caixas

O maior exemplo de que a automação é fundamental nos supermercados é o caixa. Hoje em dia praticamente todos se utilizam de um sistema automático de leitura de código de barras para agilizar o atendimento.

Porém, exatamente porque todos estão usando você precisa ir além para ter destaque. Um sistema otimizado, rápido e que permite funções mais complexas com o toque de alguns botões é o que traz uma boa experiência para os seus clientes.

E é claro, ele não deve travar. Já que estamos acostumados com a automação na gestão de supermercados, nós percebemos o menor atraso no sistema com muita facilidade. Nesse caso, não é a desenvolvedora que leva a culpa, mas sim o próprio estabelecimento.

Controle de estoque

Outro grande exemplo da automação já atuando com força nos supermercados há anos é no controle do estoque. Você usa código de barras, não usa? Eles são um grande exemplo da tecnologia atuando na gestão de supermercados.

Mas será que você a utiliza da melhor maneira possível? Hoje em dia, sensores RFID estão lentamente substituindo os antigos códigos de barras, já que o controle se torna mais efetivo dessa forma. Há a possibilidade de ler códigos a metros de distância e de identificar saídas não autorizadas com muito mais facilidade.

E esse controle com as tags RFID se torna ainda mais eficiente quando há em conjunto um bom ERP atuando. Mas já que estamos falando disso…

ERP

O ERP é um dos softwares de business intelligence mais utilizados na gestão de supermercados automatizada. Normalmente referido como “o sistema”, ele é o responsável pela centralização de informações de expedição de ordens de maneira mais simples e eficaz.

Pense por um momento nos esforços de medição de vendas e de prevenção de ruptura de gôndolas. Se você não tiver um sistema atuante, é necessário medir constantemente o volume de vendas para entender se o mix de determinado produto terá a exposição prometida à indústria e que contempla as expectativas do cliente.

Com um ERP atuando em conjunto com outras soluções de automação, você consegue grandes ganhos em agilidade e no operacional, já que ele reúne em si todas as informações críticas ao negócio em uma plataforma integrada com todos os sistemas da loja, estoque, frente de caixa, logística, etc.

Mas esses são apenas alguns exemplos em que a automação comercial funciona na realidade da gestão de supermercados. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a RTI! Somos especialistas na área e temos muito para dizer. Vamos continuar essa conversa?

Até logo!

(imagens: divulgação)