/, Logística, Softwares, Varejo & Atacarejo/Controle de refrigeração ajudando na temperatura ideal dos alimentos

Controle de refrigeração ajudando na temperatura ideal dos alimentos

Muitas pessoas não sabem, mas uma boa parte dos alimentos congelados e refrigerados que compramos para nosso consumo precisam passar por um controle rigoroso de temperatura.

Esse controle acontece desde o fabricante até o destino final do alimento, como supermercados, açougues e outros postos de vendas.

O controle da temperatura precisa obedecer as normas da ANVISA, e é uma necessidade de extrema importância tanto para a saúde de quem vai comprar o produto como para a manutenção de forma saudável do alimento.

Nesse artigo, falaremos como funciona o controle de refrigeração dos alimentos congelados e resfriados que compramos, bem como o que é a cadeia de frio e como ela pode ajudar. Saiba mais.

O enorme desperdício de alimentos

Sabe-se que não só no Brasil, mas no mundo inteiro, o desperdício de alimento é algo preocupante e poderia ser evitado se houve maior responsabilidade e controle em todos os pontos da cadeia, isso quer dizer desde a produção dos mesmos, até o destino final e sua preservação.

Segundo o USDA, United States Department of Agriculture, 60 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas.

Carnes, peixes, aves e os derivados de leite são considerados alimentos mais sensíveis e têm um alto índice na estatística dos alimentos desperdiçados. Os números são preocupantes.

De acordo com as pesquisas do USDA, 30% das carnes, aves e peixes não são aproveitados, seguindo dos vegetais que representam 19% e 17% dos produtos lácteos que apresentam anormalidades principalmente causadas pelas altas e baixas de temperaturas.

Os resultados mostram que precisa haver um controle principalmente na refrigeração dos alimentos, e a cadeia fria é a solução para ajudar e conservar a qualidade do alimento e evitar o seu desperdício, mantendo-o sempre na temperatura adequada e exigida.

Cadeia fria, garantia de conservação e qualidade dos alimentos

A cadeia fria é conhecida também como rede de frio e chamada ainda de rede ou cadeia frigorífica e se constitui em um sistema que visa controlar a temperatura dos ambientes.

A temperatura é controlada então desde a produção, armazenamento, transporte e destino final, obedecendo as normas da ANVISA.

Aqui vale ressaltar que uma cadeia fria não é usada apenas quando se trata de alimentos, mas também na conservação de vacinas, alguns medicamentos, flores e outros produtos.

Como funciona a cadeia fria

A cadeia fria consiste em uma série permanente de atividade que vão desde a produção, envolve o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos congelados ou refrigerados.

Para esse fim são usados ambientes resfriados, meios de transportes adequados e embalagens próprias e toda uma tecnologia de monitoramento.

A importância do controle de refrigeração para os alimentos

Vários são os motivos que fazem com que o controle de refrigeração seja importante. Na verdade, ele é indispensável e de extrema necessidade.

O controle de refrigeração permite:

  • Redução de custos;
  • Evitar desperdícios de alimentos;
  • Segurança em relação à conservação do alimento;
  • Melhor qualidade do alimento;
  • Impedir a proliferação de micro-organismos e toxinas;
  • Evitar deterioração do alimento;
  • Manter os valores nutricionais.

Podemos observar, então, que uma cadeia de frio permanente vai preservar e garantir a vida útil do alimento, em especial dos congelados e refrigerados.

Soluções que facilitam o trabalho e asseguram qualidade do alimento

Mais que nunca é preciso contar com a tecnologia para ajudar no controle da temperatura para que o alimento chegue no destino final com perfeitas condições de uso.

Existem soluções que permitem o controle de refrigeração dos alimentos desde a sua saída até a chegada, por meio do RFID.

Essa solução que chamamos de sistema de controle de refrigeração vai então rastrear o alimento desde a sua produção até chegar nas prateleiras dos supermercados e em perfeito estado de conservação.

Se você gostou do nosso artigo, leia também como o conforto térmico pode ajudar na produtividade da sua empresa.

(Imagens: divulgação)


2018-10-05T11:51:00+00:0018/09/2018|Industria, Logística, Softwares, Varejo & Atacarejo|