O tempo é comumente utilizado como unidade de medida em diversos processos industriais e pode ser considerado como uma boa variável para a automação e controle – uma vez que está presente na maioria dos equipamentos e ferramentas através de temporizadores e timers.

Além do tempo e da sua forma de controle por temporizadores e timers, outras formas de controle também influenciam positivamente na capacidade produtiva de uma planta industrial – e um controlador PID possui diferentes configurações para cada cenário disponível com os controles Proporcional, Integral e Derivativo.

Quer saber mais sobre o tempo como unidade de medida e as demais formas de controlar a capacidade produtiva de uma planta industrial? Continue lendo nosso post!

Os tipos de controle – PID

O controle PID para o processo industrial se mostra como uma importante técnica para sistemas automatizados de produção. Com isso, garante confiabilidade, robustez e precisão no processo.

Os-tipos-de-controle---PID

O controlador lógico programável deve ser configurado da melhor forma a balancear os parâmetros de ganho proporcional, ganho integral e ganho derivativo – que a partir da malha fechada pode utilizar a resposta para recalibrar o Set Point e manter o sistema retroalimentado.

Cada variável de ganho possui um benefício para o controlador PID:

  • ganho proporcional para aumentar ou diminuir os valores dos sinais de entrada de acordo com a proporção do erro;
  • ganho integrativo para a capacidade de medição da magnitude do erro, podendo levar a uma mudança no tempo de resposta do sistema;
  • ganho derivativo para levar em consideração a taxa de alteração do ritmo de eventos e fornecer um caráter antecipativo ao sistema.

Com essas breves explicações, pode-se perceber como um controle PID pode atuar positivamente num sistema fabril e ajudar na automação industrial.

Sendo assim, o tempo possui um papel importante no que diz respeito ao controle de indicadores e ao controle da produção como um todo, fornecendo uma maneira rápida e ágil para obter os números importantes para o correto gerenciamento.

O Tempo como unidade de medida

Além do controlador lógico programável, o tempo se torna uma unidade de medida importante quando pensamos na melhor forma de controlar um processo industrial.

O tratamento térmico é um conjunto de operações que tem como principal objetivo mudar as propriedades dos materiais através do aquecimento e resfriamento e o tempo é a melhor forma de controlar esta operação como um todo.

Deixar o material por menos tempo ou por tempo demais pode afetar drasticamente as características dos materiais.

Outro ponto importante em que o tempo se torna crucial para o sucesso da operação é o cozimento de alimentos – o que fazemos no nosso dia a dia.

Deixar os alimentos no tempo correto de cozimento faz com que vírus e bactérias sejam destruídos e os alimentos sejam seguros de se ingerir.

Além disso, o controle da grandeza tempo inibe uma ação propositada ou retarda o acionamento – funcionamento inclusive como um gatilho para uma lâmina de corte.

Quer saber mais?

Com um sólido histórico de atuação de mais de 30 anos, a RTI Automação é uma empresa especialista em automação e controle de processos para indústrias. Quer saber mais sobre como o tempo é uma importante unidade de medida dos Processos Industriais automatizados juntamente com os tipos de controle disponíveis?

Fique ligado nas nossas redes sociais, acompanhe e compartilhe os nossos posts!

(imagens: divulgação)