/, Redes e Infraestrutura/Como o Database Marketing está revolucionando a comunicação com os clientes?

Como o Database Marketing está revolucionando a comunicação com os clientes?

O conceito de Database Marketing vem crescendo com as novas ferramentas de análise e processamento de dados a partir do Big Data e Data Analytics. Conforme percebe-se o avanço da tecnologia e da capacidade de armazenamento de informações relevantes sobre os clientes, o Database Marketing mostra justamente que somente armazenar esses dados não é o suficiente.

Por definição pode ser considerado como a coleta, análise e interpretação de dados relevantes sobre os consumidores que estão disponíveis em diversas fontes, e então a posterior entrega de produtos e serviços relevantes e que façam sentido a estes usuários.

Quer saber mais sobre o Database Marketing e como essa importante ferramenta está revolucionando a comunicação com os clientes? Continue lendo nossa publicação!

Big Data e Data Analytics

A computação trouxe ao mundo digital uma enorme capacidade de gerar e armazenar dados, o conceito principal do Big Data. As empresas perceberam que os dados que trafegavam pelos seus negócios são muito importantes e dizem muito sobre o seu público alvo, seus produtos e serviços.

A partir do grande acúmulo de dados, surgiu a necessidade de analisar, prever e identificar padrões que auxiliam na tomada de decisão por parte dos gestores do negócio. Com isso, os grandes benefícios do Big Data e do Data Analytics são a capacidade de promover a redução de custos, que são atingidas através da tomada de decisões de forma rápida e ágil e a promoção do ciclo de desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Ambos os conceitos possuem tecnologias chave, que passam por:

  • Gerenciamento de dados;
  • Mineração de dados;
  • Análise preditiva;
  • Memória preditiva.

Database Marketing e a análise de dados

Após entender os conceitos de Big Data e Data Analytics, percebe-se que o Database Marketing deriva fundamentalmente de ambas as metodologias de análise de dados. A comunicação com consumidores atuais e em potenciais pode ser um fator predominante para a utilização deste novo conceito, que vem se tornando como um fator importante para a estratégia de marketing.

As companhias que trabalham com o Database Marketing geralmente fazem a utilização de 3 tipos diferentes de abordagens, que são:

Escuta

Essa estratégia parte do princípio de ficar atento e escutar diversas fontes relevantes de dados e notícias, como redes sociais, alertas de notícias e inclusive tendências de pessoas famosas. Essas informações são coletadas para criar um perfil completo do consumidor.

Comunicações Relevantes

Esse tipo de estratégia do Database Marketing parte da idéia de entregar a mensagem certa, no momento certo e para a pessoa certa. Isso acarreta em uma comunicação inteligente com o consumidor.

Manter os consumidores

A partir do Database Marketing, pode-se perceber que a comunicação personalizada promete reter os consumidores e criar assim uma base de clientes fiéis.

Quer saber mais?

Os desafios do Database Marketing demonstram o potencial desta metodologia de análise de dados, que passa por superar sempre a expectativa dos consumidores e cada vez mais lidar com um volume maior de dados coletados.

Com um sólido histórico de atuação de mais de 30 anos, a RTI Automação é uma empresa especialista em automação e controle de processos para indústrias e pode te ajudar a saber mais sobre o Database Marketing, Big Data e Data Analytics.

Continue acompanhando nossas publicações!

(imagens: divulgação)


2018-10-05T11:51:57+00:0003/07/2018|Industria, Redes e Infraestrutura|