/, Redes e Infraestrutura, Varejo & Atacarejo/Wireless: conectividade e comunicação em armazéns e depósitos

Wireless: conectividade e comunicação em armazéns e depósitos

Quem nunca reclamou dos cabos que envolvem as conexões dos equipamentos?

São tantos que confundem o raciocínio. Inclusive, existem treinamentos específicos tratando dos cabos envolvidos nas redes de informática, esses ensinam aos alunos como organizar o ambiente, é o cabeamento estruturado.

Mas, felizmente já fazem alguns anos a tecnologia conseguiu diminuir o número de cabos, extinguindo os que transmitem dados e criando a rede sem fio, conhecida mundialmente como wireless.

Neste post vamos além, vamos tratar de wireless em ambientes como armazéns e depósitos e como isto é fundamental para a conectividade e comunicação entre todos os processos, leia mais!

Wireless industrial

A tradução do inglês para wireless é sem fio e essa tecnologia já é muito acessível e usada por todos.

Por isso, é comum observarmos redes de comunicações sem fio em estabelecimentos comerciais, dentro das indústrias, dos depósitos e dos armazéns.

Trata-se da comunicação de dados entre dois pontos que não estejam ligados por cabeamento ou qualquer outro tipo de conexão física.

Muitos ainda imaginam que depósitos gigantescos e armazéns com corredores intermináveis carregados de produtos, onde máquinas e empilhadeiras circulam sem cessar, seriam transtornos para um ambiente wireless.

Mas, isto não é verdade, existem hoje tecnologias disponíveis que permitem que em qualquer ambiente possa ser implantado a conectividade e comunicação de dados utilizando redes sem fio.

Facilidade de instalação e economia

Diferente das soluções envolvendo cabeamento, onde precisa-se passar os cabos por canaletas, ligando o servidor a equipamentos instalados em pontos estratégicos e que não podem sofrer grandes movimentos, a solução wireless não depende desta estrutura.

Portanto, a economia gerada em cabeamento e estrutura é suficiente para valer um estudo aprimorado da melhor solução wireless para seu depósito ou armazém.

Outro ponto importante é que a solução sem fio é viável em ambientes de difícil acesso.

Nos dias atuais, não há como gerir uma empresa sem controles em tempo real e sem informações confiáveis.

A tecnologia wireless possibilita o intercâmbio dos dados entre a central de operações e depósitos e armazéns espalhados em qualquer lugar do mundo.

Algumas soluções tecnológicas wireless

Cada qual com características próprias, apresentamos a seguir três tecnologias wireless que são bastantes difundidas e utilizadas em ambientes como depósitos, armazéns e indústrias:

Wi Fi

Tecnologia que utilizamos em nossas casas, quando diversos micros, notes e equipamentos móveis acessam a mesma rede em diversos pontos da casa. No entanto, esta tecnologia também está disponível para grandes ambientes.

Desenvolvida para ambientes profissionais, a rede Wi Fi tem baixo custo operacional, mas precisa de todos os cuidados com relação a posicionamento e obstáculos para que a comunicação não se torne instável.

Bluetooth

Também muito utilizado nos ambientes domésticos, esta tecnologia foi aprimorada para transmitir e receber sinais que são convertidos e transformados em dados.

Era muito utilizada há pouco tempo para transferência de arquivos entre diferentes celulares.

GSM

Do inglês Global System Mobile, o que significa em português Sistema Móvel Global, é a tecnologia utilizado nas redes de celulares e que também é muito utilizada na automação predial.

Esta tecnologia tem como diferencial a distância da qual pode ser operada, ou seja, é possível controlar temperaturas e iluminação de um armazém a partir de quilômetros de distância.

O GSM ganha força e é uma tecnologia muito procurada para soluções envolvendo ambientes wireless.

Agilidade na consulta a sistemas de informação

Estas tecnologias permitem que instantaneamente consultas sejam realizadas a partir de ambientes remotos como, por exemplo, os armazéns e que os sistemas sejam alimentados garantindo agilidade e confiança nas informações.

A conectividade e a comunicação em ambientes hostis receberam grandes avanços a partir da disponibilidade das redes wireless, facilitando e proporcionando soluções até então difíceis de serem implantadas e diminuindo os custos operacionais.

A RTI Automação é uma empresa especializada no desenvolvimento de projetos, implantação e manutenção de conectividade e comunicação para armazéns e depósitos. Conheça mais a respeito acessando o nosso site.

(Imagens: divulgação)