/, Logística, Redes e Infraestrutura/Resolva os problemas na infraestrutura de rede com o site survey

Resolva os problemas na infraestrutura de rede com o site survey

O Wireless é uma ferramenta amplamente utilizada tanto em residências quanto na indústria, acarretando diversas vantagens de mobilidade e economia de espaço.

Entretanto, a sua instalação precisa ser feita com precisão e cuidado técnico, caso contrário pode acarretar numa série de problemas. Uma das melhores ferramentas para evitar frustrações com o wireless é o Site Survey.

Quer conhecer mais sobre o Site Survey e os problemas que ele pode evitar na rede wireless da sua fábrica? Então nos acompanhe.

Problemas sem fio

As principais utilidades de uma instalação wireless é a economia de espaço e a mobilidade que passa a existir na planta. Entretanto, uma instalação do tipo precisa tomar alguns cuidados para atingir toda a área esperada.

Isso porque uma instalação wireless faz uso de radiofrequência (RF), que pode acabar não atingindo sua melhor condição em todos os pontos. Isso acontece devido a obstruções, como paredes grossas de concreto ou grandes estruturas metálicas.

Outro problema que pode transparecer é o “vazamento” da rede wireless, fazendo com que se torne possível acessar a rede de locais diferentes, o que pode acabar permitindo intrusos.

É preciso se preocupar ainda com a distorção multipath, aquela em que o sinal chega por mais de um percurso e pode acarretar em mudanças indesejadas de amplitude. Esse problema acontece quando não se leva em conta a relação entre o ponto de emissão do sinal com os caminhos que o sinal percorrerá para atingir o receptor.

A distorção multipath pode facilmente ser confundida com outro problema, que é quando o sistema apresenta nós ocultos onde dois dispositivos ficam dentro da mesma faixa de frequência de rádio tendo o mesmo ponto de acesso wireless, mas não dentro do alcance um do outro para se reconhecerem. Isso pode fazer os dois dispositivos acabarem enviando dados simultâneamente, o que gera colisões e perda de informações.

O Site Survey como solução

 O Site Survey é a primeira etapa de qualquer boa aplicação de uma rede wireless na indústria.

Basicamente, o Site Survey trata-se de um processo em que se analisa o desempenho da rede em relação à infraestrutura onde ela será aplicada, antecipando os problemas descritos anteriormente para que se possa fazer a aplicação correta do wireless.

Para realizar o Site Survey, a primeira tarefa é estudar a geografia do local, determinando os pontos que precisam ser cobertos por uma rede wireless, o comportamento da radiofrequência na estrutura local e por fim decidindo quantos pontos de transmissão serão necessários e onde eles devem ser alocados.

Conhecer e conquistar

Para a realização do processo, é preciso fazer uso das seguintes ferramentas: um ponto de acesso wireless, um cartão de cliente wireless, laptops, uma variedade de antenas para realização do teste e um software de Site Survey.

O primeiro passo é obter um diagrama do local onde a rede será aplicada e analisá-lo para tentar prever quais obstáculos podem atrapalhar a transmissão. Esse passo deve ser complementado com visitas aos locais de aplicação para se procurar visualmente possíveis obstáculos não previstos no esquema, como maquinários grandes, vigas ou paredes grossas demais.

Em seguida, é preciso identificar as áreas onde a rede wireless será mais utilizada, ou seja, onde ficarão os usuários. Dessa forma, sabe-se quais são os pontos onde existe um interesse maior para que não haja interrupções de serviço.

Determina-se então os pontos de acesso preliminares e realiza-se um teste para determinar a eficiência com a qual o sinal de radiofrequência está atingindo a área determinada. Por fim, documenta-se as descobertas para que se possa tomar conclusões posteriores e se solucionar os problemas.

Quando o Site Survey é necessário?

 Em geral, o processo é o primeiro passo para a instalação de uma rede wireless, fazendo uma análise do que é necessário para a utilização do sinal de radiofrequência desde o primeiro momento e evitando dores de cabeça posteriores.

Quando a rede wireless apresenta problemas de conectividade e desempenho já estando instalada, o Site Survey pode ser realizado para um diagnóstico e compreensão do que está causando o problema, tornando possível uma imediata correção.

Apesar de ser um processo relativamente simples de executar, a aplicação do Site Survey é otimizada e facilitada quando realizada por uma equipe com experiência na área e que já conta com os equipamentos corretos, já que assim se garante a exatidão do processo e evita-se o retrabalho.

Se interessou pelo processo de Site Survey e gostaria de saber mais sobre como ele pode contribuir na sua empresa? Que tal então conversar com nossos especialistas no assunto?

(imagens: divulgação)


2018-10-05T11:52:46+00:0026/04/2018|Industria, Logística, Redes e Infraestrutura|