//A importância do Sistema de Visão Artificial na Automação Industrial

A importância do Sistema de Visão Artificial na Automação Industrial

A tecnologia tem evoluído rapidamente, revolucionando diversas indústrias como parte de uma tendência global: a Indústria 4.0. Na nova era digital, ferramentas surgem para tornar os processos produtivos mais ágeis, simples e seguros. A visão artificial, por exemplo, representa hoje um desses grandes avanços e desempenha um papel relevante para a automação industrial.

A razão é que os sistemas de visão artificial reúnem recursos capazes de coletar, processar e analisar imagens reais para que sejam tratadas por computadores que comunicam-se entre si. Com isso, esses sistemas permitem a automação de inúmeras tarefas, enquanto geram uma quantidade gigantesca de dados, incluindo estatísticas detalhadas sobre cada fase do ciclo produtivo.

É com. essa alta disponibilidade de informações, que a visão artificial tem ajudado os gestores a identificar possíveis erros nos processos de fabricação, de forma que possam rapidamente resolvê-los. Mais do que isso, para que passem a adotar medidas de manutenção preventiva e contínua aos equipamentos do chão de fábrica.

Empresas automobilísticas, alimentícias, de eletroeletrônicos, logística e muitas outras, têm investido na visão artificial para a automação segura de seus processos, para aumentar consideravelmente a produtividade, minimizar desperdícios de materiais, reduzir custos em escala e melhorar a qualidade dos produtos.

Confira algumas aplicações da visão artificial nas principais indústrias

A visão artificial é amplamente utilizada por diversos segmentos. A seguir, acompanhe algumas aplicações desse sistema nos principais segmentos de mercado:

Indústria automobilística: Desde a fabricação de peças até a montagem dos componentes dos veículos, é possível supervisionar com precisão diversos processos. Por meio das câmaras de visão artificial, somado a algoritmos correspondentes de classificação e identificação de defeitos, o sistema pode inspecionar e apontar eventuais erros nos processos de estampagem, mecanizados, pinturas, rebarbas, entre outros para rápida reparação manual ou mecânica necessária.

Indústria alimentícia: Em se tratando da qualidade na fabricação dos alimentos, não há dúvidas de que a atenção deve ser redobrada, principalmente nas etapas finais da produção. Neste setor, a visão artificial pode supervisionar desde processos de seleção de alimentos até o de embalagem – aqui, o sistema pode averiguar a presença ou a ausência de marcadores como o de identificação de lotes, fechamento de embalagens e outros pertinentes aos produtos fabricados.

Setor de eletroeletrônico – Com a visão artificial, os fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos podem ter mais segurança nos processos de soldagem e montagem de peças. Como nas demais indústrias, os gestores podem agir com rapidez diante das necessidades de reparação.

Setor de logística – Para os processos de movimentação e endereçamento de cargas e materiais, os sistemas de visão artificial podem torná-los mais eficientes, acelerando-os consideravelmente. Para tanto,  permitem a rastreabilidade de cada item, a partir da leitura do código de barras ou matriz (via OCR).

Portanto, comprovadamente, o uso da visão artificial na automação industrial proporciona significativa economia, controle de qualidade mais rígido, rastreabilidade e eficiência nas etapas produtivas. Adicionalmente, a empresa que aposta nesses sistemas também aumenta a credibilidade da sua imagem no mercado, satisfazendo seus consumidores com produtos melhores e comercializados a preços mais acessíveis.

Conheça a RTI Automação

Com um sólido histórico de atuação de mais de 30 anos, a RTI é uma empresa especialista em automação e controle de processos para indústrias. Oferecemos uma equipe competente e com ampla experiência na aplicação de produtos, análise de processos e compreensão das exigências técnicas mais complexas de produção. Priorizamos um atendimento personalizado, com alta disponibilidade para apoiar clientes nos momentos mais críticos.

Seja qual for a sua indústria, saiba mais sobre os nossos sensores de visão, câmeras inteligentes e processadores para manufatura a preços acessíveis e com o melhor custo-benefício do mercado. Fale conosco e torne a sua fábrica mais inteligente e competitiva, eliminando os gargalos de produção através das nossas soluções avançadas de automação industrial.

(imagens: divulgação)


2018-11-27T08:32:25+00:0021/02/2018|Automation|