//Como explorar a tecnologia para evitar acidentes no chão de fábrica?

Como explorar a tecnologia para evitar acidentes no chão de fábrica?

Sem dúvida, o uso de tecnologias da informação e comunicação traz grandes benefícios para a indústria. Além de ganhos de produtividade, competitividade e redução de custos, a introdução de soluções eficientes de TI no chão de fábrica ajuda a reduzir os acidentes de trabalho, uma preocupação constante dos gestores. Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS), publicado anualmente pelo Ministério da Previdência Social e Ministério do Trabalho, em 2016 o Brasil registrou mais de 500 mil acidentes de trabalho. Nesse cenário, plataformas de automação de processos industriais são essenciais para proporcionar um ambiente seguro aos trabalhadores.

Um exemplo são os sensores inteligentes, que ajudam os funcionários a operarem as máquinas de maneira mais adequada. Esses dispositivos trazem diversas funções para uma melhor tomada de decisão dos gestores de processos. Eles são capazes de emitir alertas quando alguma operação incorreta é executada, além de calcularem a quantidade ideal de fluídos e outros elementos necessários para o funcionamento das máquinas. Indicam ainda variações como temperatura, calor, luz e movimento, de forma automática e transparente.

Tecnologias de cortina de luz para automação também devem estar na lista de prioridades quando o assunto é segurança de trabalho no chão de fábrica. Por meio de um campo infravermelho, essas soluções detectam a presença de dedos, mãos e corpos em áreas de trabalho, interrompendo movimentos perigosos e oferecendo maior estabilidade na manipulação dos equipamentos industriais.

Vale ressaltar que a implantação de novas tecnologias numa planta industrial não só ajuda a garantir a integridade física dos trabalhadores. Ao monitorar todo o processo de uma fábrica, os gestores podem alocar as máquinas de maneira mais eficaz, identificar problemas rapidamente e reduzir gargalos, além de otimizar processos e até mesmo diminuir os defeitos nos produtos. Investir em novas tecnologias ainda garante o uso eficiente de recursos, como água e energia elétrica, e permite identificar possíveis vazamentos de gases, incêndios, curtos-circuitos e outras situações que podem trazer prejuízos incalculáveis aos negócios.

RTI oferece uma linha completa de sensores e soluções com cortinas de luz

A RTI Automação, especialista em automação e controle de processos industriais, tem uma linha completa de sensores e cortinas de luz para automação, atendendo às exigências dos mais complexos projetos de chão de fábrica com o melhor custo-benefício do mercado. A família de produtos inclui sensores fotoelétricos e de proximidade, além de cortina de luz de segurança CAT2 e CAT4 (para áreas de risco e perigo) e grade de luz para aplicações complexas como contagem de objetos de diferentes dimensões, detecção de relevos, presença, além de scanner de segurança a laser.

Quer saber mais sobre essas linhas de produtos? Fale com os nossos especialistas e descubra como a RTI Automação pode ajudar a tornar realidade o seu projeto de automação de chão de fábrica.

(imagens: divulgação)


2018-11-27T08:37:04+00:0015/02/2018|Automation|