Na área logística, os desafios são grandes para aumentar a velocidade e a eficiência operacional com o intuito de cumprir os prazos cada vez mais curtos. Uma ferramenta que vem ganhando espaço nesse setor é o Coletor de Dados. Somado ao uso do código de barras, o aparelho vem transformando os processos logísticos para elevar a produtividade e a segurança dos materiais movimentados nesse mercado.

Muitos já consideram que os antigos formulários impressos para o controle de mercadorias é coisa do passado. A tecnologia trouxe facilidades, tornando as tarefas logísticas mais rápidas, precisas e seguras, sem que as empresas precisem lidar com tanto acúmulo de papéis.

É por meio da simples tela do aparelho, que o usuário pode ter acesso a todos os dados da mercadoria, incluindo sua origem e destino. A partir de um único clique, pode-se autorizar uma remessa com enorme eficiência. Especialmente para os Centros de Distribuições, onde eventualmente as cargas precisam ser divididas entre as filiais de uma empresa, o Coletor de Dados minimiza e até elimina possíveis erros no processamento dos envios, portanto, aumentando de forma significativa a qualidade dos serviços prestados.

Fácil de usar, o operador dispõe de eficiência na palma da mão

Para o operador, o instrumento é muito prático de usar. Semelhante a um smartphone, oferece grande capacidade de processamento, conexão e memória para a armazenagem de dados. Já a customização, fica a cargo das necessidades de cada empresa, a qual pode equipar o coletor com leitura para curta ou longa distâncias e, acessório específico para leitura em RFID, por exemplo. Também é possível optar por um modelo que disponha de comunicação via rádio, para facilitar a conexão com outros aparelhos da corporação e tornar mais ágil a interação entre as equipes.

O modelo com leitor RFID permite administrar estoques demarcados no nível do item, bem como realizar uma auditoria de entrega pelo lado de fora do veículo. Tudo fica armazenado no sistema, agilizando as requisições. Há coletores capazes de fazer a leitura a partir de uma distância de até seis metros e receber sinais simultaneamente.

RTI oferece os melhores Coletores de Dados do mercado

A RTI Automação, especialista em automação e controle de processos industriais, oferece Coletores de Dados com o melhor custo-benefício do mercado. Projetados com tecnologia de leitura por scanner à laser, tanto para longa quanto curta distâncias, são ideais para a leitura por RFID (“Radio-Frequency IDentification”). Há modelos comerciais e industriais, fixos em estruturas ou em transportadores por esteiras, ou até empilhadeiras industriais e, nessa aplicação, denominados “coletores veiculares”, de uso portátil ou sem a necessidade das mãos. Confira!

Que tal saber mais sobre os nossos Coletores de Dados? Fale com nossos especialistas e confira ofertas especiais. Certamente, temos o modelo ideal para aumentar a produtividade dos seus serviços logísticos!

(imagens: divulgação)