//Automação industrial: o que é e quais são as suas vantagens para o setor da manufatura

Automação industrial: o que é e quais são as suas vantagens para o setor da manufatura

A automação industrial tem por objetivo agilizar processos com precisão e segurança.

Para isto, são inseridos nos equipamentos industriais e sistemas, componentes eletrônicos que controlam e executam operações de forma automática.

Os primeiros passos da automação industrial ocorreram na década de 1950 com o desenvolvimento da eletrônica e dos computadores.

A partir daí observou-se mudanças significativas e fantásticas nas áreas produtivas e com o setor de manufatura não foi diferente.

Neste post vamos mostrar a importância e as vantagens da automação industrial para o setor de manufatura. Continue lendo!

As empresas de manufatura e a automação industrial

A dinâmica das indústrias manufatureiras é baseada no alto volume produtivo, ou seja, produção em série, rapidez e eficiência.

Não seria possível atender a estes quesitos sem a automação industrial, exceção feita ao processos artesanais que normalmente possuem alto valor agregado.

Já para a indústria de manufatura, a automação é imprescindível na busca dos resultados finais e muitas vantagens são percebidas a partir dos processos automatizados:

Aumento da produtividade

Sem quaisquer dúvidas, uma linha de produção automatizada aumenta significativamente os resultados em termos produtivos ao final de um período.

Os trabalhos repetitivos e cansativos devem, quando possível, ficar a cargo da automação, cabendo ao homem a coordenação e tarefas mais nobres.

Tal qual verificamos hoje nas fazendas e regiões agrícolas, equipamentos sofisticados fazem o trabalho pesado que anteriormente era realizado pela força humana.

O mesmo vem ocorrendo nas fábricas, onde equipamentos automatizados produzem sem intervalos e com qualidade os produtos finais.

Redução de custos

Sob todos os aspectos, a redução de custos é perceptível na automação industrial, os equipamentos não tem salário, férias, 13º, não faltam ao serviço e nem ficam doentes.

Além disto, não cobram hora extra para trabalharem nos finais de semana, desligam-se automaticamente quando o serviço cessa, economizando energia e se receberem a manutenção de forma adequada, são duradouros e eficientes.

Isso não quer dizer que o trabalho humano não tenha valor ou seja substituível, pelo contrário.

Seus colaboradores poderão se dedicar nas áreas em que não podem ser automatizadas e que também necessitam de atenção.

Aumento de qualidade

Não há como não admitir que é praticamente impossível o ser humano passar horas na montagem de produtos, sem se cansar e sem perder a produtividade, e mais do que isto, ele não conseguirá manter a mesma qualidade durante todo o expediente.

A automação permite que todos os produtos tenham o mesmo padrão de qualidade, independente do horário, turno e sem a preocupação da situação física e psíquica do operador.

Segurança

Outro fator importantíssimo é a segurança, uma vez que equipamentos automatizados operam sozinhos em ambientes hostis, pois são projetados para suportar temperaturas extremas, ambientes poluídos e todo tipo de problemas.

Máquinas substituem trabalhadores, nesses ambientes, evitando doenças e problemas de saúde.

Competitividade

O mercado globalizado e a concorrência em todas as áreas obrigam as empresas a investirem em tecnologia e, sem dúvida, a automação industrial deve ser prioritária neste sentido.

Não há como competir, sem o auxílio de máquinas automatizadas que são capazes de diminuir custos de produção, manter o padrão de qualidade e produzir em escala para atender as demandas.

Mudando conceitos e encarando o futuro

O mercado foi transformado numa grande aldeia global e hoje encontramos produtos importados na feiras e nos supermercados.

A competitividade aumentou, as margens caíram e a competência na produção industrial é mais do que uma melhoria nos processos, é fundamental para encarar o futuro.

Não há como subestimar a concorrência e o poderio econômico dos asiáticos, bem como a tecnologia aplicada nos produtos desenvolvidos no chamado 1º mundo.

A indústria brasileira precisa se modernizar e aplicar a tecnologia disponível em suas linhas de produção, para ter forças e, além de atender ao mercado interno, exportar seus produtos, afinal também somos reconhecidos internacionalmente pela capacidade e criatividade brasileira.

A RTI Automação é especialista na implantação da automação industrial, oferecendo soluções inovadoras e que trazem uma nova realidade a muitos clientes que já aderiram aos novos tempos.

Entre em nosso site e saiba como podemos ajudá-lo quando o assunto é automação industrial.

(Imagens: divulgação)


2018-10-22T09:43:59+00:0022/10/2018|Artigos|